Em 1993, com base nas pesquisas: "Imagens: Clinica,  Psicomotora - Amostra da  população  de Manaus na faixa etária  superior  a  50  anos" (1987)  e   "Idoso Feliz Participa Sempre" (1988),  a  Universidade  do  Federal  do  Amazonas  criou  o Projeto Idoso Feliz Participa Sempre - Universidade na 3ª Idade Adulta (PIFPS-U3IA), coordenado pela Profª. Dra. Rita Maria dos Santos Puga Barbosa.       Em 1993, firmou-se  uma  parceria com a  Prefeitura  Municipal de Manaus, através da Secretaria Municipal de Educação(SEMED) contratando duas professoras. 

Em 1995,estabeleceu-se convênio com o Governo do  Estado através da  Secretaria  de  Educação (SEDUC)  para  que  o Projeto pudesse ser ampliado a nível estadual. 

No  âmbito Institucional  o  PIFPS-U3IA  está  vinculado  à   Pró-Reitoria   de Extensão (PROEXT) e Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF).  

         Em 26 de junho de 1996, o prefeito Carlos Eduardo Braga inaugurou o  Bloco Idoso Feliz - a estrutura física  do  Projeto - construído  nas dependências  do  Curso de Educação Física da Universidade Federal do Amazonas . Em 2000 sob a administração do prefeito Alfredo Nascimento, foi construida a quadra coberta. Em 2007 foi realizado pelo Deputado Humberto Michiles, a construção da tâo sonhada ciclovia. Em 2007, o Senador Gilberto Mestrinho brindou os acadêmicos da 3ª Idade Adulta com uma verba de 400 mil reais, a qual foi destinada a uma nova piscina no parque aquático da FEFF, a qual foi inaugurada em 2008.

No final de 1996. professores,  acadêmicos da 3  idade  adulta  e  coordenação geral fundaram a Associação de Motricidade e Estudos Gerontológicos do Amazonas (AMEGAM) com teor jurídico e o Centro Acadêmico da Terceira  Idade  Adulta (CATIA), foi criado ainda em 1993, ambos objetivam dar suporte para o bom andamento do Projeto. 

          O PIFPS-U3IA não se limita à cidade de Manaus. Já funcionou no município   de Itacoatiara no período de 1994 a 1996. Hoje tenta-se sua reativação.  Em  Maués,  o Projeto  quase teve inauguração de seu funcionamento em Coari,  municípios Manacapuru, Autazes. Em Presidente Figueiredo funcionou como uma ação curricular de extensão (ACE) em 2008/2 e 2009/1. Foi implatado em 2009 em  Parintins sob a coordenação dos professores Rita Puga, Regiane Duarte e Raimundo Inácio Pinto.

 

Em 2016 completaremos 23 anos!